Post

Indústria Italiana de máquinas têxteis pronta para os novos desafios lançados pela transição verde

Indústria Italiana de máquinas têxteis pronta para os novos desafios lançados pela transição verde
Manter o foco na inovação apesar das incertezas que caracterizam o atual cenário internacional foi enfatizado durante a Assembleia Geral da ACIMIT, a Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis, realizada em Milão em 9 de julho. O presidente da ACIMIT, Marco Salvadè, apresentou os dados da indústria italiana de máquinas têxteis. Em 2023, a produção diminuiu 16%, fixando-se num valor de 2,3 mil milhões de euros, tal como as exportações, que também caíram 16% (2 mil milhões de euros).

China, Turquia, Índia e Estados Unidos continuam sendo os principais destinos dos fabricantes italianos de máquinas têxteis. Em 2023, a demanda por maquinário nesses mercados foi fraca, mas alguns sinais positivos surgiram no primeiro trimestre deste ano, especialmente do mercado chinês e novamente do Egito, Paquistão, Brasil e Japão. "2024 ainda será um ano caracterizado por muitas incertezas", comentou Salvadè, "principalmente devido à incerteza da situação geopolítica e às flutuações na demanda final".

Em um cenário internacional especialmente difícil e com um mercado ainda lento, o setor italiano de máquinas têxteis continua sendo líder ao lado de alguns outros países, como China, Alemanha e Japão. "Nosso setor é reconhecido mundialmente por sua confiabilidade, know-how e capacidade exclusivamente italiana de combinar tradição e inovação", observou o presidente da ACIMIT. Acelerar a inovação continua sendo crucial, principalmente para enfrentar os desafios que aguardam os fabricantes italianos no apoio às empresas têxteis em sua jornada de transição sustentável.

Para destacar as oportunidades que a transição verde europeia abre para os fornecedores de tecnologia, a seção pública da Assembleia Geral da ACIMIT abordou uma questão muito atual: a reciclagem têxtil. As orientações legislativas da UE visam acelerar a transição ecológica e circular do setor têxtil com várias ações: da conceção ecológica à EPR, da regulamentação da exportação de resíduos às alegações ecológicas. Enquanto isso, há uma demanda crescente por fibras têxteis recicladas impulsionada pelas políticas sustentáveis das marcas que não devem ser subestimadas.

Assim, as tecnologias desempenham um papel importante no fornecimento de soluções para empresas envolvidas na nova cadeia de suprimentos de circularidade: desde a triagem e seleção de roupas até as fases de preparação e processos de reciclagem. Durante o evento, vários palestrantes concordaram que a experiência e as capacidades do setor têxtil e de máquinas têxteis italiano devem ser totalmente aproveitadas nesta fase crucial para toda a cadeia de suprimentos. Como observou o presidente Salvadè, "as empresas de máquinas têxteis pretendem aumentar as atividades de P&D nessa área, colaborando com seus clientes têxteis na crença de que a transformação circular dos modelos de negócios também representa uma oportunidade para os fornecedores de tecnologia aumentarem sua competitividade".

Fonte: Assessoria ACIMIT
Fotos: Divulgação

 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro