Post

Participação da Indústria no PIB cai 12%, segundo a CNI

Participação da Indústria no PIB cai 12%, segundo a CNI
"Nova Indústria Brasil”, do Governo Federal. Ao mesmo tempo, indicadores como produtividade e empregos confirmam o cenário de crise em que o setor está imerso. Um processo de desindustrialização do país que se arrasta há décadas: a participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que já chegou a 36%, hoje está em torno de 24%.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento da indústria brasileira caiu 2,3% no último ano, em relação ao exercício anterior. O patamar desse faturamento é o mesmo de 2017. O nível de emprego também se encontra estagnado. Aliás, no comparativo 2023 x 2022 registra até ligeira queda, de 0,1%.

Na avaliação de Djanclei Mota, Gerente de Sucesso do Cliente da Cogtive, plataforma de gestão para potencializar o trabalho das equipes de Excelência Operacional e Produção na Manufatura, a indústria do país está perdendo competitividade no mercado internacional, em decorrência da perda de produtividade. E essa perda estaria atrelada a gargalos no chão de fábrica.
Para superar essa situação, Mota defende a adoção de um conceito: o de excelência operacional. Indústrias que colocaram em prática tal conceito têm resultados que demonstram ser por aí o caminho.

“A excelência operacional é um conceito fundamental na indústria de manufatura, pois visa otimizar todas as operações para alcançar a máxima eficiência, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços entregues aos clientes”, assinala o especialista. “Está intrinsecamente ligada à busca pela qualidade em todas as etapas do negócio, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.”

Toyota, Nestlé, Adidas e Procter & Gamble (P&G) são algumas das corporações identificadas por Mota que implementaram práticas e processos de excelência operacional. Eficiência na produção e na cadeia de suprimentos, rastreabilidade, qualidade consistente, inovação, redução de custos e índices de satisfação do cliente estão entre os principais resultados alcançados.

“Em resumo”, argumenta, “a excelência operacional é um caminho para o sucesso sustentável, em que cada etapa do processo produtivo é otimizada para entregar valor máximo aos clientes e garantir a competitividade no mercado”.


Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação/Cogtive



 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro