Post

8º. CONGRESSO BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS

8º. CONGRESSO BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS
TEMA – NEOINDUSTRIALIZAÇÃO
Evento muito bem-preparado e organizado pela ABIMAQ/SINDIMAQ, foi excelente
Os palestrantes de alto nível e versados no tema deram um show de informações muito importantes sobre o que pensam e conhecem do setor e como as medidas já tomadas e a que estão no Congresso para serem aprovadas, irão beneficiar o setor de máquinas e equipamentos, para facilitar investimentos, exportação e importação de máquinas não produzidas no País com modernização do EX.
Por ordem de apresentação:
- João Carlos Marchesan – 1º. Vice do Conselho da ABIMAQ.
Deu claros recados ao Governo sobre a importância do Setor, de suas exportações e da brutal queda dos valores das exportações, sendo urgente apoiá-lo com a Reforma Tributária e aos programas de exportação do setor.
- José Velloso Dias Cardoso – Presidente executivo da ABIMAQ/SINDIMAQ
Cerimônia de assinatura de um novo convenio entre ABIMAQ e APEX para os próximos anos.
- Jorge Viana – Presidente da APEX BR
Fez uma brilhante apresentação sobre a importância do setor de máquinas e sua participação no mercado internacional e criticou a falta de políticas que atendessem ao setor.
Mostrou a reserva de recursos da APEX para apoio às exportações do setor, informando que 16 dos 24 setores que a ABIMAQ engloba serão beneficiados.
Mostrou sua preocupação pela perda de mercado do setor e que a APEX está preparada para ajudar nessa recuperação.
- Vitor Lippi – Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Indústria de máquinas.
Mostrou que está lutando no Congresso para aprovação das medidas que apoiam o setor: Reforma Tributária; utilização dos Créditos Tributários para que o setor possa pagar com esses Créditos seus débitos tributários. “Não serve ter `créditos” e não poder utilizá-los”.
- Governador de São Paulo - Tarcísio de Freitas
Tratou da importância das Cadeias Globais, nas quais o Brasil deve se inserir porque tem capacidade, como o setor de máquinas, um exportador de qualidade sendo considerado um parceiro confiável.
Mostrou a capacidade do Brasil como único país no planeta que possui o que o mundo espera receber: Produção de Energia Limpa, Alimentos e sendo um país confiável com uma democracia estável e segura.
Falou sobre a utilização das tecnologias que o Brasil desenvolveu como a produção de álcool automotivo, produção de hidroeletricidade não poluente, e agora o HIDROGÊNIO como combustível. Essas tecnologias foram desenvolvidas em São Paulo.
Informou que a USP já tem uma planta piloto produzindo hidrogênio a partir do álcool, e que alimenta a frota de ônibus que circulam na Cidade Universitária.
Apoia totalmente a Reforma Tributária e trabalha para que seja aprovada no Congresso.
- Vice-Presidente Geraldo Alckimin que também é Ministro do Desenvolvimento da Indústria Comércio e Serviços
Tratou da importância da INOVAÇÂO e SUSTENTABILIDADE
Mostrou o que o Setor produz sendo um parceiro importante do Brasil nesses temas.
Falou, sem se aprofundar, em apoio de uma indústria para desenvolvimento de CHIPS no Brasil.
A importância do EX TARIFÁRIO para facilitar as importações do que não é produzido no País, para a modernização da indústria nacional e da nova portaria sobre esse tema.
Recursos para SEBRAI / SENAI / SETOR do DIGITAL, com juros de 4% ao ano, para facilitar e incrementar as P/M empresas.
Recursos do BNDES/FINAME e FINEP para apoio a Inovação, a Pesquisa e Desenvolvimento.
Apoio a Reforma Tributária e aos temas de Sustentabilidade e Descarbonização, informando que o carro elétrico é uma realidade com novas fábricas em São Paulo e na Bahia.
Encerrando disse: “O Brasil é o modelo ideal para o investimento internacional ser aplicado no País”.
- Lucas Ramalho Maciel – Diretor do Departamento de Novas Economias do Ministério de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços.
Explicou que a redução do desmatamento com planos de zerar até 2030 está garantindo que o Brasil atingirá esse objetivo e sendo um País importante para o mundo.
O Departamento trabalha no Regulamentação do Mercado de Carbono, da Transição Energética mais rápida e no Plano de Descarbonização.
Jovem, sério e bem-informado mostra que a safra jovem de especialistas do Ministério é muito capaz.
Tive a oportunidade de participar deste evento organizado pela ABIMAQ, tendo condições, assim de preparar este resumo, mas continuaremos trazendo aqui todas as informações a respeito da evolução dos temas sobre “A NEOINDUSTRIALIZAÇÃO”
Mario G. Cortopassi
Diretor da TÊXTIL PRESS DIGITAL
Fotos: Divulgação/ABIMAQ
 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro