Post

Renewcell e Valmet unem forças para solução inovadora de reciclagem e reutilização de descarte têxtil

Renewcell e Valmet unem forças para solução inovadora de reciclagem e reutilização de descarte têxtil
A empresa têxtil sueca Renewcell desenvolveu um processo inovador para a reciclagem e reutilização de descarte têxtil. O produto resultante é uma celulose solúvel chamada Circulose, composta integralmente por tecidos descartados. Produtores têxteis e marcas de vestuário, como Levi’s, Calvin Klein, H&M e Tommy Hilfiger já estão utilizando a Circulose para substituir matérias-primas de alto impacto ambiental, como algodão e derivados de petróleo em seus tecidos.

“A indústria têxtil tem um impacto ambiental significativo e a Renewcell busca aprimorar a pegada ambiental dos tecidos. O algodão, por exemplo, requer grande quantidade de água para crescer e ser processado, além de depender de pesticidas e fertilizantes que poluem o ambiente. Como nosso processo utiliza apenas peças de roupa recicladas, podemos oferecer um produto reciclável que consome menos água e produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida”, explicou o diretor do projeto da Renewcell, Henrik Dahlbom.

A Valmet, líder mundial em soluções, equipamentos e tecnologias para as indústrias de papel, celulose e energia, surgiu no processo de criação da Circulose como fornecedora dos equipamentos. A multinacional finlandesa possui recursos específicos, tecnologia de ponta e vasta experiência no fornecimento de equipamentos para o setor de processamento de fibras, além de interesse na reciclagem de tecidos e no comportamento especial da celulose solúvel.

“Desde o início do projeto, tivemos boas conversas com a companhia sobre as soluções de instalação. Nosso foco sempre foi encontrar formas de avançar, e a ajuda da equipe experiente da Valmet foi muito importante. Também notamos a curiosidade deles sobre a nova fibra e em como poderíamos trabalhar com o equipamento, de modo que houve uma dedicação compartilhada para que o projeto fosse bem-sucedido. Acho que todos que participam deste projeto percebem a importância dele para o meio ambiente e o futuro”, afirmou o diretor da Renewcell.

A empresa realizou diversos testes piloto e de laboratório nos Centros de Tecnologia de Fibras da Valmet na Finlândia e na Suécia. “Os testes desempenham um papel essencial de redução de riscos e no desenvolvimento de tecnologia e no aumento de escala, e devo dizer que fiquei muito impressionado com o rápido início de operação da primeira fábrica da Renewcell desse tipo. Também vale destacar a importância das estreitas conexões de desenvolvimento de tecnologia que temos mantido desde o início do projeto, e até mesmo antes disso”, explicou o vice-presidente de Estratégia e P&D da linha de negócios de Celulose e Energia na Valmet, Ari Saario.

A Circulose é uma polpa solúvel com alto teor de celulose que pode ser usada na fabricação de viscose, liocel, modal, acetato e outros tipos de fibras recuperadas, frequentemente chamadas de fibras de celulose feitas pelo homem (MMCF). Essas fibras são fiadas em fios, tecidas ou tricotadas em tecidos e, finalmente, cortadas e costuradas em novos produtos têxteis de alta qualidade. A grande diferença entre a Circulose e as matérias-primas têxteis tradicionais é que não é usado algodão novo, óleo ou madeira. As roupas recicladas e outros resíduos têxteis reciclados são picotados e processados em uma solução de celulose solúvel que é branqueada e seca. Ela é então entregue aos clientes que produzem fibras para tecidos de algodão.

O processo, totalmente inovador e inédito, passou por alguns desafios. “Não tínhamos muitas pessoas para perguntar como fazer isso. Para avançar, tivemos que inventar muitas coisas por conta própria, com a ajuda e cooperação da Valmet. Estamos aumentando a produção, com um produto que nossos clientes podem usar e que atende às suas especificações de alta qualidade”, explicou Dahlbom. “A reciclagem têxtil fibra a fibra é um campo novo e extremamente importante, que responde muito bem aos objetivos da economia circular”, finalizou a diretora de Vendas Globais, Celulose, Energia e Têxteis da Valmet, Hanna Alarotu.

Fonte: Assessoria
Fotos: Divulgação
 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro