Post

Leitura poética das nossas imperfeições

Leitura poética das nossas imperfeições
IMPERFaiCTION, o livro de tendências para a temporada Outono-Inverno 2025-2026 explora os limites do Homem no confronto com o potencial da IA e propõe uma leitura poética das nossas imperfeições... Quando a nossa própria realidade biológica se torna uma "zona a defender". A ser descoberto de 1 a 3 de julho de 2024 no Parc des Expositions, Porte de Versailles.

"Nossos desejos são grandes demais para nós. Somos limitados e imperfeitos." Com base nessa liminar, Louis Gérin e Grégory Lamaud, diretores artísticos da Texworld Apparel Sourcing Paris, entregam sua visão de um futuro em que o poder da tecnologia - especialmente da IA - destaca nossas próprias fraquezas, a ponto de nos ameaçar de total obliteração.

Um universo de tendências / Quatro temas criativos
Com base no cruzamento e análise de sinais emergentes detectados nos campos artístico, econômico e social, esta abordagem desenha um guarda-roupa em quatro temas inspiradores para designers de moda. Quadros de design de padrões agrupando os universos de cores em torno de 3 "cores de estrelas", os looks e silhuetas encenados para cada universo criativo nos permitem explorar as tendências para o Outono-Inverno 2025-2026.

#1 - Confronto
Essa primeira proposta prepara o cenário: ao expor o potencial infinito da IA, ela nos lembra de nossa imaturidade. Expressa a fragilidade da condição humana e sua necessidade de proteção. O universo de cores bastante puras é orientado para nuances vegetais, dominadas por marfim, verde suave e paletas amadeiradas. As texturas protetoras e fofas - embora emprestadas do mundo geológico - transmitem a sensorialidade deste tema.

#2 - Sedução
“Não há mais nada a não ser curtir o show! “A segunda fase do nosso fascínio por essas tecnologias que nos ultrapassam é a sedução. A magia está no centro deste tema, onde a vida, em todas as suas formas, é mais visível. Ele surge no coração do material, através de texturas de inspiração orgânica, figuras humanas e incrustações minerais. Esta "vida prolongada" exprime-se através de uma paleta de cores carnais, lânguidas e corporificadas, mas também com tons brilhantes, florais e doces.

#3 – Alienação
 O abandono durou pouco tempo: a sedução não funciona mais e a inteligência (artificial) toma conta. “Acreditávamos que liberdade significava não ter mais que escolher. Muito pelo contrário. Abandonamos nossas decisões.” O algoritmo supera o pensamento, toma conta e ocupa o espaço... A matéria é distorcida e espalhada... Ele sai do espaço em que estamos acostumados a vê-lo. As cores-chave são quentes e assertivas, e são aplicadas em materiais que expressam universos próximos à vida, com texturas drapeadas e bordados.

#4 - Aniquilação
 Os humanos desaparecem, desaparecem e se submetem à IA. É o tema do apagamento. "Nós simplesmente nos tornamos insignificantes [...] Ejetado da equação.”   Aqui, as cores estão ausentes, paletas desencarnadas, extremamente minerais, metálicas e empoeiradas. Aqui, os tecidos técnicos traduzem perfeitamente essa busca pela neutralidade, com aspectos lisos e lacados: os revestimentos encontram aqui um terreno privilegiado de expressão com efeitos de relevo lunar, de inspiração sedimentar.

Todos os quatro universos serão apresentados em dois Fóruns de Tendências: um na Texworld Paris para tecidos e outro no Apparel Sourcing Paris para produtos acabados. Os visitantes poderão descobrir looks inspirados nos tecidos e produtos selecionados pelos diretores artísticos da mostra. As áreas Highlights Elite e Highlights Denim também oferecerão uma série de variações sobre esses temas, com amostras e cenários para ilustrar cada um.






O livro de tendências IMPERFaiCTION pode ser baixado gratuitamente: AQUI

Fonte: Assessoria

Fotos: Divulgação/ Texworld Paris

 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro