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2ª Edição do Transformers Education Brasil

2ª Edição do Transformers Education Brasil
Manhã de muita informação para mercado Denim /Jeans

A Fundação Transformers trouxe ao país a 2ª Edição do Transformers Education Brazil, em colaboração com Senai, Covolan Denim e Lycra, que aconteceu na manhã do dia 14 de agosto, em São Paulo, no Auditório do Senai Brás.
O evento reuniu empresas de diferentes vertentes da cadeia têxtil, representadas por seus profissionais que trouxeram informações abrangentes sobre as complexidades da cadeia de suprimentos do Denim/Jeans e a arte de construir marcas, compartilhando suas experiências e seus conhecimentos com outros profissionais e estudantes que assistiram às palestras. 
Praticamente em todas as palestras o tema sustentabilidade foi abordado. Salientou-se a necessidade de as empresas buscarem formas sustentáveis de produção, porque esta é uma demanda dos consumidores. Inovação e tecnologia também foram temas muito abordado pelos palestrantes.
Hebert Schmid, da GUERZI Consultoria, trouxe muitos números sobre o uso da fibra de algodão no vestuário. O que está mudando na produção industrial por conta de novas tecnologia e a preocupação com a sustentabilidade.
Silvana Valente Eva, da Lycra, apresentou os novos fios Lycra que foram criados para trazer inovação e conforto para o jeanswear.
James Nadin, da Covolan, trouxe dados importantes sobre a Certificação de empresas brasileiras, principalmente na área têxtil. Segundo Nadin, das 2500 empresas têxteis apenas 16 são certificadas. Neste item, nosso diretor, Mario Cortopassi, também deu seu depoimento sobre certificação, já que foi membro e presidente da ISO de 2000 a 2002, eleito na Assembleia Geral da ISO em 1999 em Beijing.
 A Consultoria Revoada, com a palestra de uma de suas fundadoras, Adriana Tubino, trouxe exemplos de criatividade com sustentabilidade. Adriana contou a história da empresa que começou transformando matérias primas que vão para lixo -  tecido de guarda-chuva velho e câmara de pneus - em bolsas e acessórios, o material recolhido em lixões e borracharias, é limpo com reuso de água, a confecção dos produtos é feita por mulheres de pequenas cooperativas ou por costureiras individuais. Hoje a empresa atende clientes na área têxtil, dando consultoria sobre reaproveitamento de material.
O professor Walter Ruggeri Waldman, da UFSCAR, trouxe informações sobre estudo e pesquisas que demostram que grande percentual de partículas de microplásticos foram encontradas em diferentes produtos como, alimentos e bebidas, incluindo cerveja, mel, água engarrafadas e, nas fezes humanas.
Marcelo V. Prado, do IEMI, trouxe dados importantes que constam em pesquisa sobre o uso do jeans no Brasil, perfil do público e mercado. Alguns pontos chamam a atenção como: Brasil é uma das principais cadeias produtivas do jeanswear no mundo e uma das maiores referências em estilo quando se trata de peças jeans.
A Epson também apresentou inovações na estamparia digital de tecidos denim, na palestra de Fábio Tolosa. Em sua apresentação, o representante da empresa abordou o tema inovação na tecnologia vinculada aos equipamentos e ao tema sustentabilidade, já que estamparia digital gasta 20 vezes menos água no processo.
A ReqWords seguiu a mesma linha sobre inovação e sustentabilidade na palestra de Heitor Ricci, que apresentou diferentes aplicações do processo 3D, em projetos e criações para a confecção e como ferramenta de acabamento, o que trouxe mais benefícios e sustentabilidade também ao Denim.
Em sua apresentação, Cláudia Manhães, da plataforma Fashion 2B, trouxe um pouco do trabalho que desenvolve mostrando pesquisas que faz em mercados externo e grandes desfiles, trazendo tendências para quem vai criar as próximas coleções aqui ou para o lojista que precisa investir com foco naquilo que irá realmente aparecer na moda. Deu alguns exemplos do que vamos ver nas vitrines para 2024 e 2025 na moda Jeans.
Hadi Hamade, da Consciência Jeans e Edson Daguano, da Consutive Branding fizeram uma mesa redonda sobre o valor e importância da marca. Edson fez algumas reflexões sobre o porquê não se criam marcas brasileiras que se fixam no mercado, como acontece com muitas marcas mundiais tradicionais. Hadi, acredita que a dificuldade de se consolidar uma marca é por problemas econômicos do país, como também pela cópia e falsificação de marcas que se destacam, o que muitas vezes se torna um entrave.
Além da inovação e da sustentabilidade, todos os participantes destacaram a necessidade de as pessoas estarem incluídas em todas as etapas da cadeia produtiva e também a sociedade estar envolvida para valorizar o produto como mais uma etapa da cadeia de valor.
O Senai foi representado pelo seu diretor, Arthur Dias, que abriu o evento e por Samantha Pimenta, que fez uma apresentação da Instituição, em especial dos cursos e da formação da unidade do Brás. E, por fim, Camilla Borelli, fez um tour pela unidade com todos os participantes mostrando os equipamentos e laboratórios à disposição dos alunos dos cursos.
Thaísa Peralta, da Covolan e organizadora do evento, explicou que a ideia foi trazer o máximo de informação para estudantes e profissionais apaixonados pelo denim/jeans “queremos cobrir uma lacuna que existe, trazendo mais informações, reflexões e soluções”. Thaísa contou que tem recebido pedido de faculdades para levar o evento para outros lugares. “Assim, outras cidades do País, poderão ter a oportunidade que o púbico de São Paulo teve nesta manhã”.
Mais detalhes estão nas redes sociais da Têxtil Press e das empresas organizadores do evento.


Camila Borelli - Senai, Maria Adelina Pereira - ABNT, Maria José e Mário Cortopassi - Têxtil Press



Herbert Schmid - Guerzi Maria José e Mario Cortopassi - Têxtil Press


Maria José - Textil Presse e Marcelo V. Prado- IEMI


Mario Cortopassi - Têxtil Press


Palestrantes


Profª Mitiko Kodaira de Medeiros e Maria José -Têxtil Press



Silvana Valente Eva- Lycra e Maria José e Mário Cortopassi- Têxtil Press


Thaísa Peralda - Covolan Denim e Arthur Dias - Senai








 
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