A Moda Infantil trazendo o Mundo Imaginário e a Inteligência Artificial no Inverno da Pitti Bimbo
A Feira Pitti Bimbo 98, que aconteceu em janeiro, na Itália, trouxe os lançamentos de inverno para os segmentos bebê, infantil e juvenil, de marcas europeias, americanas e asiáticas. O tema da feira foi Pitti Time e quis representar como o tempo pode ter outras abordagens, além de contar horas e olhar o passado, e que pode inclusive criar conexões entre as diversas gerações.
Angelo Figus, diretor criativo da Pitti Immagine, descreveu: “Para as crianças, o tempo é brincadeira. Permite-lhes vagar de uma época para outra, dos dinossauros aos astronautas. É uma viagem fantástica que apaga a distância e os ponteiros do relógio.”
Editoriais que faziam parte dos espaços da feira, com os nomes Pitti Pets e Pajama Party, apontam para novos segmentos que ganham cada vez mais importância no infantil. O desfile Petit Parade trouxe uma forma nova de apresentação dos modelos com um quiz interativo e com participação ativa das crianças.
Sustentabilidade
A sustentabilidade segue sendo o assunto principal. Nesta temporada, os expositores deram depoimento de que os clientes pedem primeiro pelas soluções de sustentabilidade e depois por flexibilidade, o que reflete a busca do consumidor por estar pronto para tudo.
Sem Gênero
Os desenvolvimentos sem gênero continuam em crescimento, sendo destaque nas novas marcas que estavam expondo, e têm sido abordados de diversas formas. A marca Vingino, por exemplo, trouxe a modelagem de calça cargo reta unissex, tanto para menino quanto para menina. A Molo trabalhou o sem gênero trazendo o look irmãos. Outra novidade foi que os mesmos materiais como jacquard, texturas de tricô, jeans e lavagens estavam sendo usados para meninos e meninas.
Jeans em Foco
O jeans continua em foco em todas as marcas. Até mesmo a marca portuguesa Play Up, conhecida por suas ações sustentáveis, trouxe uma lavagem desenvolvida de forma consciente e corantes naturais no tingimento da sarja para abordar o jeans na coleção.
Inteligência Artificial como Ferramenta de Renovação
Esta percepção foi contemplada através de estampas e modelagens que combinam vivências pessoais à inteligência artificial, gerando inclusive o surrealismo. A marca dinamarquesa Molo trabalhou muito bem a estética através das estampas, onde trouxe uma versão de mundo surreal misturando elementos reais em contextos fantasiosos. A estampa destaque conta a história da sede da marca, o bairro onde ela fica, as pessoas que lá trabalham e as brincadeiras internas, que são representadas como elementos de videogame. A novidade veio através do conjunto degradê de nylon, que foi construído através de ferramentas digitais de 3D em conjunto com a inteligência artificial para proporcionar o encaixe perfeito do degradê em todos os tamanhos. Tons de roxo e os azuis ficaram destacados nesta tendência.
Adaptabilidade
A adaptabilidade foi abordada tanto nas modelagens como também nas estampas. A marca das Filipinas chamada Gingersnaps trouxe os casacos reversíveis, que proporcionam a sensação de estar pronto para tudo, além de trabalhar os tons de cobre e laranja. Nas estampas, a portuguesa Play Up abordou temas de conscientização, trazendo animais em risco de extinção, como o elefante e a girafa. A Molo, que tem como característica as peças com estampas digitais, trouxe um sentimento de deslumbramento através das estampas de tema espacial e imagens de galáxias que causam um impacto visual sensorial. Aqui, as cores quentes, como um laranja quase vermelho e os terrosos, transmitem as manifestações da natureza que tanto nos preocupam.
Mundo Imaginário
A ilusão e a fantasia foram ilustradas através de estampas e modelagens que transmitem o sentimento de romantizar a vida cotidiana, cada vez mais necessário em um mundo caótico e em crise. A marca Stella McCartney explorou muito bem essa estética, trazendo as estampas de forma fantasiosa, como as ovelhas se misturando às nuvens. Já os ursos de pelúcia trabalhados nas estampas, como na Gaudi, trazem o conforto e apoio emocional, enquanto os laços que a britânica Raspberry Plum introduziu, vieram como aviamento principal, representando a estética de um romantismo bem ingênuo. O sentimento de ilusão também foi transmitido através de acessórios de fantasia e apliques interativos que proporcionavam um ar de mundo imaginário para as coleções. Os tons pastel, de rosas, verdes e azuis, complementam as estéticas suaves e românticas desta tendência.
Mais uma vez, a Pitti Bimbo trouxe coleções extremamente comerciais, atualizadas para atender às necessidades de pais Millennials e crianças da Geração Alpha, cada vez mais exigentes.
Fonte: Assessoria
Fotos: Divulgação
Angelo Figus, diretor criativo da Pitti Immagine, descreveu: “Para as crianças, o tempo é brincadeira. Permite-lhes vagar de uma época para outra, dos dinossauros aos astronautas. É uma viagem fantástica que apaga a distância e os ponteiros do relógio.”
Editoriais que faziam parte dos espaços da feira, com os nomes Pitti Pets e Pajama Party, apontam para novos segmentos que ganham cada vez mais importância no infantil. O desfile Petit Parade trouxe uma forma nova de apresentação dos modelos com um quiz interativo e com participação ativa das crianças.
Sustentabilidade
A sustentabilidade segue sendo o assunto principal. Nesta temporada, os expositores deram depoimento de que os clientes pedem primeiro pelas soluções de sustentabilidade e depois por flexibilidade, o que reflete a busca do consumidor por estar pronto para tudo.
Sem Gênero
Os desenvolvimentos sem gênero continuam em crescimento, sendo destaque nas novas marcas que estavam expondo, e têm sido abordados de diversas formas. A marca Vingino, por exemplo, trouxe a modelagem de calça cargo reta unissex, tanto para menino quanto para menina. A Molo trabalhou o sem gênero trazendo o look irmãos. Outra novidade foi que os mesmos materiais como jacquard, texturas de tricô, jeans e lavagens estavam sendo usados para meninos e meninas.
Jeans em Foco
O jeans continua em foco em todas as marcas. Até mesmo a marca portuguesa Play Up, conhecida por suas ações sustentáveis, trouxe uma lavagem desenvolvida de forma consciente e corantes naturais no tingimento da sarja para abordar o jeans na coleção.
Inteligência Artificial como Ferramenta de Renovação
Esta percepção foi contemplada através de estampas e modelagens que combinam vivências pessoais à inteligência artificial, gerando inclusive o surrealismo. A marca dinamarquesa Molo trabalhou muito bem a estética através das estampas, onde trouxe uma versão de mundo surreal misturando elementos reais em contextos fantasiosos. A estampa destaque conta a história da sede da marca, o bairro onde ela fica, as pessoas que lá trabalham e as brincadeiras internas, que são representadas como elementos de videogame. A novidade veio através do conjunto degradê de nylon, que foi construído através de ferramentas digitais de 3D em conjunto com a inteligência artificial para proporcionar o encaixe perfeito do degradê em todos os tamanhos. Tons de roxo e os azuis ficaram destacados nesta tendência.
Adaptabilidade
A adaptabilidade foi abordada tanto nas modelagens como também nas estampas. A marca das Filipinas chamada Gingersnaps trouxe os casacos reversíveis, que proporcionam a sensação de estar pronto para tudo, além de trabalhar os tons de cobre e laranja. Nas estampas, a portuguesa Play Up abordou temas de conscientização, trazendo animais em risco de extinção, como o elefante e a girafa. A Molo, que tem como característica as peças com estampas digitais, trouxe um sentimento de deslumbramento através das estampas de tema espacial e imagens de galáxias que causam um impacto visual sensorial. Aqui, as cores quentes, como um laranja quase vermelho e os terrosos, transmitem as manifestações da natureza que tanto nos preocupam.
Mundo Imaginário
A ilusão e a fantasia foram ilustradas através de estampas e modelagens que transmitem o sentimento de romantizar a vida cotidiana, cada vez mais necessário em um mundo caótico e em crise. A marca Stella McCartney explorou muito bem essa estética, trazendo as estampas de forma fantasiosa, como as ovelhas se misturando às nuvens. Já os ursos de pelúcia trabalhados nas estampas, como na Gaudi, trazem o conforto e apoio emocional, enquanto os laços que a britânica Raspberry Plum introduziu, vieram como aviamento principal, representando a estética de um romantismo bem ingênuo. O sentimento de ilusão também foi transmitido através de acessórios de fantasia e apliques interativos que proporcionavam um ar de mundo imaginário para as coleções. Os tons pastel, de rosas, verdes e azuis, complementam as estéticas suaves e românticas desta tendência.
Mais uma vez, a Pitti Bimbo trouxe coleções extremamente comerciais, atualizadas para atender às necessidades de pais Millennials e crianças da Geração Alpha, cada vez mais exigentes.
Fonte: Assessoria
Fotos: Divulgação