Post

Congresso Internacional da Abit discutiu a indústria brasileira em conexão com o mundo

Congresso Internacional da Abit discutiu a indústria brasileira em conexão com o mundo
O 9º Congresso Internacional Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), reuniu mais de 450 congressistas, empresários de todos os elos da cadeia produtiva, especialistas e formadores de opinião do Brasil e do exterior. O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório do SENAI Cimatec, em Salvador, e contou, dentre outros, com o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, além do diretor-superintendente e presidente emérito da Abit, Fernando Pimentel na abertura oficial.

Mais de 450 pessoas, entre empresários da cadeia produtiva, especialistas, autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo, interagiram na edição de 2024 do Congresso Internacional Abit.

Com o tema "Conexões Brasil - Mundo: Caminhos Estratégicos para Competitividade", o evento apresentou oportunidades para debater o posicionamento estratégico da indústria têxtil e de confecção brasileira no mercado global, também resgatando questões abordadas em edições anteriores para refletir sobre inovação e analisar as mudanças da sociedade contemporânea e que impactam todo o ecossistema da moda.

Estudo Têxtil da Bahia
Durante o Congresso, foi lançado o "Estudo Têxtil da Bahia", realizado pelo Observatório da Indústria FIEB, com apoio do IEMI - Inteligência de Mercado e do Senai Cimatec. O relatório contém informações relevantes do segmento na esfera estadual, destacando a vocação da Bahia para o desenvolvimento do ambiente de negócios dos têxteis e confeccionados, amparada por um balanço histórico e uma projeção do potencial do setor.

Programação multidisciplinar
A programação diversificada garantiu uma exploração das tendências mercadológicas, dos cenários e direcionadores estratégicos do setor têxtil global, além das potencialidades e vulnerabilidades da indústria brasileira para se alinhar com essas tendências e aumentar seu _market share_ internacional. Realizou-se quiz com a plateia para gerar interação e intensificar os debates.

"Nova Realidade Mundial e seus Impactos" foi o tema da palestra inaugural, proferida pelo embaixador Roberto Azevêdo, que foi diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 2013 a 2020. Ele apontou três grandes rupturas estruturais na realidade mercadológica global: a revolução digital; o novo cenário de tensões geopolíticas; e a agenda ambiental e climática. A rastreabilidade, frisou, virá com muita força e as empresas precisam preparar-se com urgência.

"Ansiedade de Futuro: como se preparar transformando incertezas em oportunidades", a palestra de encerramento, foi proferida por Daniela Klaiman, fundadora e CEO da FutureFuture. Ela apresentou insights sobre o futuro, baseados nas crises simultâneas envolvendo mudanças climáticas, geopolítica e na polarização no mundo, além de indicar _mindsets_ para lidar com o cenário global nos próximos anos,

privilegiando: bem-estar e saúde, oferecendo produtos com sensações e experiências confortantes ao consumidor; e a bioeconomia, via produtos dentro das regras cada vez mais sustentáveis.

Entre as duas palestras aconteceram seis painéis com a presença de profissionais renomados da cadeia têxtil. Alguns destes painéis você encontra em detalhes aqui no Portal Desenvolvimento Sustentável  e  O mundo da moda cada vez mais regulado e rastreável


Fonte e fotos: Abit
 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro