CRESCEM EXPOSITORES, TERCEIRIZAÇÕES E GARANTIAS DA MAREDIMODA 2023
A vigésima primeira edição da MarediModa, que acontece de 7 a 9 de novembro no Palais des Festivals de Cannes, confirma o papel central da mostra no cenário têxtil internacional com a mais ampla e, sobretudo, mais qualificada proposta para moda praia, lingerie e esporte. O número de expositores, ofertas de produtos e área de terceirização são cada vez maiores, e o calendário de eventos da feira está ainda mais movimentado.
Um formato testado e comprovado e sempre atualizado que dá aos visitantes acesso a todos os segmentos da cadeia de abastecimento: desde a excelência dos tecidos europeus, aos acessórios, aos terceirizados de qualidade, dos estúdios de design à etiquetagem e embalagem. Além do tão aguardado Trends 2025, eventos no palco e cerimônia de premiação da competição The Link.
“Quando há vinte e um anos decidimos proteger a nossa feira com um controle de entrada para proteger a rastreabilidade, muitos nos chamaram de utópicos”, enfatiza Claudio Taiana, presidente da MarediModa, “mas hoje podemos dizer que essa escolha protegeu tanto a nossa marca como o trabalho das empresas que aqui vêm apresentar suas coleções. Quem vem a Cannes sabe que encontrará apenas o segmento premium da nossa indústria, sem exceções. Esta é uma oportunidade única de conhecer mais de cem coleções de tecidos e acessórios, de conhecer as tendências numa área dedicada e com palestras envolventes de David Shah, para aproveitar todos aqueles eventos colaterais que renovamos todos os anos e organizamos para servir os nossos visitantes. Entre estes gostaria de citar o projeto THE LINK, um dos mais antigos programas de caça de talentos em vestuário têxtil que reúne os designers de moda mais talentosos das escolas de moda europeias. O objetivo é cada vez mais apresentar toda a cadeia de abastecimento, fornecer insights criativos e networking. Neste sentido quisemos destacar mais a área de terceirizados que está a crescer em número e qualidade porque acreditamos que é um serviço essencial para os nossos visitantes. Finalmente, pelo segundo ano, com o projeto Flash estamos criando conteúdo de moda, fotos e vídeos, para um grupo de empresas que acreditam ser fundamental apresentar as suas coleções em forma de peças de moda num ensaio editorial."
Boost: direções para o verão de 2025 por David Shah e a View Team
"Tal como toda a cadeia de abastecimento têxtil, os setores de moda praia, roupa íntima e esportiva adotaram uma abordagem ética, circular e responsável. A tecnologia disponível hoje permite um enorme progresso na frente da sustentabilidade, bem como na construção de tecidos. A mudança e a incerteza dos recentes anos geraram uma perfeita tempestade, um fenômeno irreal e atraente, inspirador e provocador. Exploramos o inesperado, inspirados pelo sublime." David Shah
Boost é a palavra-chave das tendências do verão 2025. Cinco temas de grande força e profundidade que irão esboçar os desenvolvimentos das novas coleções com um impulso vibrante e criativo.
Os 5 temas identificados: Exuberante, Consciente, Tranquilo, Mágico, Transformador.
Os visitantes da MarediModa Cannes terão acesso gratuito e exclusivo ao TREND BOOK 2025 e ao vídeo de apresentação de tendências, ferramenta de trabalho essencial e inspiradora.
Marca. Área de terceirização cresce
A urgência em oferecer aos visitantes da MarediModa uma seleção de empresas terceirizadas de qualidade e altamente confiáveis é agora consagrada com uma visão única.
A área de confecções terceirizadas, introduzidas com uma escolha clarividente em 2007 para permitir às marcas encontrar parceiros de confiança na Europa e nos países do Mediterrâneo, tem sido constantemente enriquecida ao longo dos anos como resultado do crescimento exponencial do fenômeno de revenda. Regressar à produção em distritos e países fiáveis e próximos, sem obrigação de grandes quantidades, com um foco diferente nas questões verdes e com um sentimento mais próximo do que os parceiros asiáticos. Este ano estarão em Cannes 14 empresas da Itália, França, Espanha, Portugal, Grécia, Tunísia e Marrocos. Parceiros de confiança capazes de apoiar no desenvolvimento e produção de coleções de moda praia, moda íntima e esportiva, tanto o designer na sua primeira coleção como marcas ou cadeias estabelecidas que necessitem de produções de médio/grande volume.
A proximidade geográfica, a facilidade de comunicação e os valores éticos e ambientais partilhados fazem da decisão de trazer a produção de volta à Europa um passo necessário para todas as marcas do setor.
The LYCRA Company e MarediModa juntas para uma prévia europeia
A LYCRA Company, líder mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis de fibras e tecnologia para a indústria têxtil e de vestuário, renova a sua parceria com a MarediModa e apresentará a estreia europeia de duas novas fibras, LYCRA® ADAPTIV BLACK e LYCRA® ADAPTIV XTRA LIFE, que combina os benefícios da fibra original com os recursos adicionais de duas poderosas tecnologias da marca para proporcionar uma experiência de desgaste elevada. A palestra de Alistair Williamson, vice-presidente Emea da Lycra, sobre sustentabilidade, será imperdível.
O projeto Flash, que estreou no ano passado, está sendo reiniciado com um número crescente de empresas. Cada uma dedica uma sessão de fotos e vídeos destinada a valorizar os tecidos na forma de peças experimentais que acentuam suas características. A novidade em 2023 é o spin-off da SEAM dedicado aos fabricantes de vestuário contratados. Com Athleisyou retorna a inspiradora galeria de protótipos esportivos feitos em colaboração com o ISGMD, enfatizando criativamente o desempenho, a textura e a versatilidade das coleções têxteis de uma seleção de empresas. Uma citação mais leve, mas ao mesmo tempo ideal para reflexão, é proposta por Cinema & Beachwear, uma colagem de momentos únicos e históricos em que a moda praia se viu estrelando não por acaso nos filmes mais famosos de bilheteria. Uma assistência fácil entre a capital do cinema europeu e roupa de banho, universalizada precisamente na Croisette.
Entre as conferências programadas, marque na agenda, o encontro com Francesca Spinetta da Linea Intima, que apresentará uma discussão aprofundada sobre os temas de inovação de processos e produtos para o setor de moda praia e roupa íntima.
Retratos infinitos, uma exposição "gerada por IA" em Cannes criada por Gaia Giordani
O projeto foi realizado entre fevereiro e abril de 2023, utilizando uma ferramenta da IA generativa de texto para imagem: Midjourney V3 (versão 3). Cada "retrato" é uma tradução de sinais de entradas semânticas curtas, ou seja, cada visual foi gerado pela IA por meio do processamento de prompts textuais humanos, escritos pelo autor. Os visuais não foram alterados por meio de ferramentas de edição de fotos. Os retratos, portanto, apresentam elementos de aleatoriedade e imperfeição, distorções e interpretações livres (tecnicamente denominadas “alucinações”) típicas da ferramenta no momento de seu uso. A representação é imprevisível, pois não há correspondência direta entre a intenção do autor e a execução da máquina. O resultado é fruto exclusivo da relação entre redes neurais analógicas e digitais.
“O sentido da obra é a série de uma experimentação técnico-artística, pensada para ser fruída como uma sucessão de variações sobre o tema. O autor, como uma origem digital, extrai elementos subaquáticos e subconscientes da inteligência artificial. Mulher, gerada e não criada, flutuando em um ambiente quase amniótico. Os principais elementos utilizados para construir o contexto (corais, águas-vivas, peixes e bolhas de ar) são as dobradiças semânticas em torno das quais gira a narrativa: fundem-se com a figura feminina, constituindo a própria identidade do sujeito. Os corais transferem seus tons rosados para elementos materiais como tecidos e texturas, as bolhas se transformam em capacetes de vidro soprado, as partes anatômicas das águas-vivas criam jogos tentaculares e reflexos aquáticos, e os peixes evoluem para as estampas e escamas que como armaduras macias emanam dos protagonistas."
Fonte: Assessoria
Fotos: Divulgação
Um formato testado e comprovado e sempre atualizado que dá aos visitantes acesso a todos os segmentos da cadeia de abastecimento: desde a excelência dos tecidos europeus, aos acessórios, aos terceirizados de qualidade, dos estúdios de design à etiquetagem e embalagem. Além do tão aguardado Trends 2025, eventos no palco e cerimônia de premiação da competição The Link.
“Quando há vinte e um anos decidimos proteger a nossa feira com um controle de entrada para proteger a rastreabilidade, muitos nos chamaram de utópicos”, enfatiza Claudio Taiana, presidente da MarediModa, “mas hoje podemos dizer que essa escolha protegeu tanto a nossa marca como o trabalho das empresas que aqui vêm apresentar suas coleções. Quem vem a Cannes sabe que encontrará apenas o segmento premium da nossa indústria, sem exceções. Esta é uma oportunidade única de conhecer mais de cem coleções de tecidos e acessórios, de conhecer as tendências numa área dedicada e com palestras envolventes de David Shah, para aproveitar todos aqueles eventos colaterais que renovamos todos os anos e organizamos para servir os nossos visitantes. Entre estes gostaria de citar o projeto THE LINK, um dos mais antigos programas de caça de talentos em vestuário têxtil que reúne os designers de moda mais talentosos das escolas de moda europeias. O objetivo é cada vez mais apresentar toda a cadeia de abastecimento, fornecer insights criativos e networking. Neste sentido quisemos destacar mais a área de terceirizados que está a crescer em número e qualidade porque acreditamos que é um serviço essencial para os nossos visitantes. Finalmente, pelo segundo ano, com o projeto Flash estamos criando conteúdo de moda, fotos e vídeos, para um grupo de empresas que acreditam ser fundamental apresentar as suas coleções em forma de peças de moda num ensaio editorial."
Boost: direções para o verão de 2025 por David Shah e a View Team
"Tal como toda a cadeia de abastecimento têxtil, os setores de moda praia, roupa íntima e esportiva adotaram uma abordagem ética, circular e responsável. A tecnologia disponível hoje permite um enorme progresso na frente da sustentabilidade, bem como na construção de tecidos. A mudança e a incerteza dos recentes anos geraram uma perfeita tempestade, um fenômeno irreal e atraente, inspirador e provocador. Exploramos o inesperado, inspirados pelo sublime." David Shah
Boost é a palavra-chave das tendências do verão 2025. Cinco temas de grande força e profundidade que irão esboçar os desenvolvimentos das novas coleções com um impulso vibrante e criativo.
Os 5 temas identificados: Exuberante, Consciente, Tranquilo, Mágico, Transformador.
Os visitantes da MarediModa Cannes terão acesso gratuito e exclusivo ao TREND BOOK 2025 e ao vídeo de apresentação de tendências, ferramenta de trabalho essencial e inspiradora.
Marca. Área de terceirização cresce
A urgência em oferecer aos visitantes da MarediModa uma seleção de empresas terceirizadas de qualidade e altamente confiáveis é agora consagrada com uma visão única.
A área de confecções terceirizadas, introduzidas com uma escolha clarividente em 2007 para permitir às marcas encontrar parceiros de confiança na Europa e nos países do Mediterrâneo, tem sido constantemente enriquecida ao longo dos anos como resultado do crescimento exponencial do fenômeno de revenda. Regressar à produção em distritos e países fiáveis e próximos, sem obrigação de grandes quantidades, com um foco diferente nas questões verdes e com um sentimento mais próximo do que os parceiros asiáticos. Este ano estarão em Cannes 14 empresas da Itália, França, Espanha, Portugal, Grécia, Tunísia e Marrocos. Parceiros de confiança capazes de apoiar no desenvolvimento e produção de coleções de moda praia, moda íntima e esportiva, tanto o designer na sua primeira coleção como marcas ou cadeias estabelecidas que necessitem de produções de médio/grande volume.
A proximidade geográfica, a facilidade de comunicação e os valores éticos e ambientais partilhados fazem da decisão de trazer a produção de volta à Europa um passo necessário para todas as marcas do setor.
The LYCRA Company e MarediModa juntas para uma prévia europeia
A LYCRA Company, líder mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis de fibras e tecnologia para a indústria têxtil e de vestuário, renova a sua parceria com a MarediModa e apresentará a estreia europeia de duas novas fibras, LYCRA® ADAPTIV BLACK e LYCRA® ADAPTIV XTRA LIFE, que combina os benefícios da fibra original com os recursos adicionais de duas poderosas tecnologias da marca para proporcionar uma experiência de desgaste elevada. A palestra de Alistair Williamson, vice-presidente Emea da Lycra, sobre sustentabilidade, será imperdível.
O projeto Flash, que estreou no ano passado, está sendo reiniciado com um número crescente de empresas. Cada uma dedica uma sessão de fotos e vídeos destinada a valorizar os tecidos na forma de peças experimentais que acentuam suas características. A novidade em 2023 é o spin-off da SEAM dedicado aos fabricantes de vestuário contratados. Com Athleisyou retorna a inspiradora galeria de protótipos esportivos feitos em colaboração com o ISGMD, enfatizando criativamente o desempenho, a textura e a versatilidade das coleções têxteis de uma seleção de empresas. Uma citação mais leve, mas ao mesmo tempo ideal para reflexão, é proposta por Cinema & Beachwear, uma colagem de momentos únicos e históricos em que a moda praia se viu estrelando não por acaso nos filmes mais famosos de bilheteria. Uma assistência fácil entre a capital do cinema europeu e roupa de banho, universalizada precisamente na Croisette.
Entre as conferências programadas, marque na agenda, o encontro com Francesca Spinetta da Linea Intima, que apresentará uma discussão aprofundada sobre os temas de inovação de processos e produtos para o setor de moda praia e roupa íntima.
Retratos infinitos, uma exposição "gerada por IA" em Cannes criada por Gaia Giordani
O projeto foi realizado entre fevereiro e abril de 2023, utilizando uma ferramenta da IA generativa de texto para imagem: Midjourney V3 (versão 3). Cada "retrato" é uma tradução de sinais de entradas semânticas curtas, ou seja, cada visual foi gerado pela IA por meio do processamento de prompts textuais humanos, escritos pelo autor. Os visuais não foram alterados por meio de ferramentas de edição de fotos. Os retratos, portanto, apresentam elementos de aleatoriedade e imperfeição, distorções e interpretações livres (tecnicamente denominadas “alucinações”) típicas da ferramenta no momento de seu uso. A representação é imprevisível, pois não há correspondência direta entre a intenção do autor e a execução da máquina. O resultado é fruto exclusivo da relação entre redes neurais analógicas e digitais.
“O sentido da obra é a série de uma experimentação técnico-artística, pensada para ser fruída como uma sucessão de variações sobre o tema. O autor, como uma origem digital, extrai elementos subaquáticos e subconscientes da inteligência artificial. Mulher, gerada e não criada, flutuando em um ambiente quase amniótico. Os principais elementos utilizados para construir o contexto (corais, águas-vivas, peixes e bolhas de ar) são as dobradiças semânticas em torno das quais gira a narrativa: fundem-se com a figura feminina, constituindo a própria identidade do sujeito. Os corais transferem seus tons rosados para elementos materiais como tecidos e texturas, as bolhas se transformam em capacetes de vidro soprado, as partes anatômicas das águas-vivas criam jogos tentaculares e reflexos aquáticos, e os peixes evoluem para as estampas e escamas que como armaduras macias emanam dos protagonistas."
Fonte: Assessoria
Fotos: Divulgação