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IDA promove ação sobre moda consciente em parceria com TENCEL™ e Textil Carmem com talk entre Dudu Bertholini e Alexandra Farah

IDA promove ação sobre moda consciente em parceria com TENCEL™ e Textil Carmem com talk entre Dudu Bertholini e Alexandra Farah
Ontem, dia 13 a IDA, marca de moda da plataforma de lifestyle oáz, realizou uma ação voltada para o meio ambiente e a circularidade, em parceria com a TENCEL™, marca de fibras líder do Grupo Lenzing, e a Fiação Textil Carmem, parceira da Lenzing no Brasil. O evento, que reforça o compromisso da IDA com o uso de materiais responsáveis e práticas conscientes, contou com um talk de Dudu Bertholini e Alexandra Farah, abordando a importância das fibras sustentáveis e da circularidade no setor da moda.

Alinhada ao seu pilar “Mundo”, a IDA sempre incorporou a responsabilidade em suas coleções, desde o uso de fibras ecológicas até processos que minimizem o impacto ambiental. Um exemplo disso é o uso da fibra TENCEL™, uma matéria-prima de baixo impacto ambiental derivada de fontes de madeira controladas ou certificadas.  Essa escolha reflete o compromisso da marca com um ciclo de produção mais responsável e inovador.

Buscando transformar a indústria da moda por meio da sustentabilidade, IDA, TENCEL™ e Textil Carmem destaram a importância de lançar uma coleção ambientalmente responsável e inspirar outras marcas a seguir esse caminho. Todas as fibras produzidas pelo Grupo Lenzing são certificadas com o rótulo ecológico da UE por excelência ambiental. “A sustentabilidade é um compromisso constante, onde cada ação é um passo crucial para gerar a redução do nosso impacto ambiental.  Atuar com empresas parceiras como a Textil Carmem e a IDA nos ajuda a criar projetos que transformam e andam em harmonia com o meio ambiente”, afirma Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.

A parceria entre as empresas foi celebrada no Summer Eco House, um evento aberto ao público que aconteceu na loja IDA Oscar Freire. Como parte dessa iniciativa, as marcas convidaram Lucas Bettin, fundador e estilista da Transmuta, para criar seis peças exclusivas utilizando a técnica de upcycling, transformando itens de coleções anteriores da marca feitos com as fibras da Lenzing (TENCEL™ Modal e viscose LENZING™ ECOVERO™) fiadas pela fiação Textil Carmem. As criações vão desde kimonos, produzidos a partir de dois vestidos, até tops cropped e calças pantalona feitas de camisetas e saias. Um dos destaques foi um vestido de camadas franzidas, feito a partir de uma combinação de saia, duas blusas e dois casacos.

Essas peças exclusivas, criadas por Bettin, estavam disponíveis para compra durante o evento. Além disso, para quem desejava conhecer mais a fundo o processo de upcycling, o fundador da Transmuta desenvolveu outras peças ao vivo na loja da IDA, proporcionando uma experiência educativa e interativa. A proposta era mostrar que, com criatividade e responsabilidade, o ciclo de vida das roupas pode ser ampliado, sem comprometer estilo ou qualidade.
Essa ação reforça o que a IDA já pratica desde 2022 com sua Linha Trilhas, que reaproveita tecidos que seriam descartados para criar peças com design e informação de moda.

Mesa redonda sobre Moda Responsável
Como parte dessa ação, as marcas promoveram também um talk aberto ao público na loja da IDA Oscar Freire, reunindo especialistas em moda e sustentabilidade que discutiram  a importância do uso de matérias primas responsáveis e da circularidade no setor. O painel contou com Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento de Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing; Dudu Bertholini, uma das figuras mais icônicas da moda brasileira; Alexandra Farah, jornalista de moda especializada em sustentabilidade que colaborou com a Vogue por 13 anos, além de Lucas Bettin, da Transmuta e Marília Idesti, head de marketing da plataforma de lifestyle oáz, da qual a IDA faz parte. O objetivo eraabordar temas essenciais como moda, sustentabilidade e consumo consciente, promovendo uma reflexão profunda sobre o impacto dessas questões no futuro da indústria da moda.


 
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