Post

Máquinas Têxteis Italianas: Segundo trimestre de 2023 confirma queda na entrada de pedidos

Máquinas Têxteis Italianas: Segundo trimestre de 2023 confirma queda na entrada de pedidos
Durante o segundo trimestre de 2023, o índice de pedidos de máquinas têxteis, compilado pelo Departamento de Economia da ACIMIT, a Associação de Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, caiu significativamente em comparação com o período de abril a junho de 2022 (-30%). Em termos absolutos, o índice ficou em 85,1 pontos (base 2015=100).
Essa queda é resultado da redução na obtenção de novos pedidos registrados pelos fabricantes tanto no mercado interno quanto no externo. A diminuição das encomendas na Itália ascendeu a 21%, enquanto no estrangeiro se observou uma tendência de descida de 31%. O valor absoluto do índice nos mercados externos fixou-se nos 81,9 pontos, enquanto na Itália está nos 117,2 pontos. As novas encomendas para o segundo trimestre totalizaram 4,1 meses de produção garantida. Os dados da ACIMIT também mostram que o uso da capacidade de produção pelos fabricantes italianos foi de 70% para o primeiro semestre de 2023. Esse percentual deve se manter estável no segundo semestre.
O presidente da ACIMIT, Marco Salvadè, afirmou que "o índice de pedidos para o segundo trimestre elaborado pelo nosso Departamento de Economia mostra claramente um declínio nas novas encomendas tanto na Itália quanto no exterior em comparação com o ano anterior. O declínio que normalmente precede um evento como a ITMA, a exposição internacional de máquinas têxteis realizada em junho passado em Milão, no entanto, faz parte de uma tendência negativa que vem acontecendo há vários trimestres". A incerteza parece estar pesando fortemente especialmente nos mercados no exterior, onde as estatísticas de comércio exterior atualizadas para o primeiro trimestre de 2023 são marcadas por uma queda nas vendas italianas em alguns mercados de referência importantes, como Turquia, China, Estados Unidos e Paquistão. Salvadè acrescentou que  "o feedback de mais de 400 empresas italianas que participaram da ITMA é positivo. Agora é necessário que os muitos contatos feitos durante o evento se concretizem e que a demanda por máquinas nos principais mercados de máquinas têxteis retome um caminho de crescimento."
Fonte: ACIMIT

 indice-secondo-trimestre-2023-ENG

 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro