Recolocar o esgotamento da auditoria e do padrão (norma) no centro das atenções e alinhar o Quadro Comum de Avaliação
Manifesto publicado por IAF & ITMF e SCI
Nós, como IAF (International Apparel Federation) e ITMF (International Textile Manufacturers Federation), nos unimos à SCI (Standard Convergrence Iniciative) na questão do esgotamento das auditorias e normas, pedimos às partes interessadas da indústria têxtil e de vestuário que:
1. Coloquem o esgotamento da auditoria de volta à agenda. O crescente apelo por boas práticas de compra na era da devida diligência obrigatória em direitos humanos garante que agora, mais do que nunca, é o momento de abordar essa questão de forma decisiva.
2. Reconheçam que trabalhar com detentores de padrões de terceiros em vez de usar padrões próprios deve, na grande maioria dos casos, ser a opção preferida para marcas e varejistas.
3. Reconheçam que, com base em evidências claras, o Quadro de Avaliação Convergente (CAF) do Programa de Convergência Social é o caminho mais promissor para reduzir com sucesso a duplicação de auditoria social:
a) Participantes da cadeia de suprimentos (marcas e fabricantes) devem aceitar e adotar o CAF.
b) Os titulares de padrões devem convergir e integrar ou aceitar dados da SLCP em seus sistemas.
4. Coloquem muito mais esforços na redução do esgotamento padrão, apelando especificamente aos detentores de normas para reduzir diferenças, pequenas e não contenciosas, desnecessárias nas normas.
Este manifesto fornece mais informações sobre porque estamos fazendo esse chamado à ação.
A Standard Convergrence Iniciative (SCI) é uma iniciativa da International Apparel Federation (IAF) e da International Textile Manufacturers Federation (ITMF) que visa incentivar o alinhamento entre a indústria e as iniciativas das partes interessadas, bem como ferramentas próprias de marcas ou varejistas para ajudar a combater o esgotamento das auditorias e padrões no setor têxtil e de calçados.
Combate ao esgotamento da auditoria como etapa necessária para a compra responsável
A redução da carga de auditoria sobre os fornecedores é cada vez mais reconhecida como um passo importante para práticas de compras responsáveis. Ferramentas como o papel da Commercial Compliance para Práticas de Compra Responsável, incluem recomendações sobre a redução da duplicação da auditoria.
Além disso, no Índice de Melhores Práticas de Compra (BBPPI) de 2022, mais de 60% dos fornecedores relataram que seus compradores agora aceitam auditorias ou avaliações padronizadas em vez de implementar sua ferramenta própria. Essa evidência encorajadora sugere que as marcas e varejistas mais progressistas estão impulsionando uma mudança em todo o setor para reduzir a auditoria repetitiva e perdulária.
Progresso recente do SLCP para reduzir o esgotamento da auditoria
Desde a sua criação, a IAF e a ITMF apoiaram o Programa de Convergência Social e Laboral (SLCP). O SLCP tem desempenhado um papel de liderança na construção do caminho para avaliações convergentes. Desde o lançamento em 2019, o Programa cresceu rapidamente, com mais de 7000 empresas em todo o mundo optando por concluir uma avaliação do SLCP apenas em 2022.
Atualmente, mais de 70 marcas e varejistas se comprometem publicamente a aceitar dados verificados pelo SLCP de seus fornecedores. Os resultados do BBPPI de 2022 mostram que a maioria dos fornecedores cujos compradores aceitam o SLCP estão economizando anualmente pelo menos US $ 5000 por comprador e estão reinvestindo essas economias em melhorias no local de trabalho. Além disso, o SLCP contratou a Manaus, uma consultoria de pesquisa de impacto social, para validar a metodologia existente e para calcular os custos economizados como resultado da implementação do Quadro de Avaliação Convergente do SLCP. O resultado foi confirmado, com uma estimativa de US$ 23 milhões economizados pelas instalações em 2022 como resultado da redução das auditorias.
Nota: A integra do Manifesto conjunto das entidades IAF, ITMF, SCI será publicada e comentada na Edição 05, da Textil Press Digital, que será lançada em abril.
Fonte: ITMF
Imagem: Têxtil Press