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Com foco no mercado europeu, Vicunha lança linhas de produtos sustentáveis na Kingpins

Com foco no mercado europeu, Vicunha lança linhas de produtos sustentáveis na Kingpins
A Vicunha, multinacional brasileira referência em soluções jeanswear, representou o Brasil na Kingpins Amsterdã, uma das maiores feiras de negócios para a indústria têxtil do mundo, que reúne as principais marcas, fornecedores e profissionais do setor.

Com foco em sua expansão global, a Vicunha fortaleceu relações com parceiros internacionais e apresentou novos produtos sustentáveis em denim e denim colour na feira, com destaque para o algodão regenerativo como o principal diferencial das novidades.

Ao todo, foram três novas linhas de produtos apresentadas ao público internacional: Regenerative Cotton, V.Eco Cycle Recycled and Recovered e Less Cotton.

 

Regenerative Cotton

Ciente da preocupação crescente do setor com os impactos ambientais da produção de denim e em busca por circularidade e soluções mais sustentáveis, a Vicunha apresentou uma coleção de produtos elaborados com algodão regenerativo cultivado exclusivamente no Brasil, pela Scheffer, empresa pioneira no cultivo de fibras naturais com práticas regenerativas.

O público internacional pode conhecer na feira, com exclusividade, as duas linhas de artigos confeccionados com algodão regenerativo: PACITO, composto por 100% algodão; e LETIZIA, composto por 98% algodão e 2% de elastano.

Os novos produtos chegarão ao Brasil no segundo semestre de 2023.

V.Eco Cycle Recycled and Recovered

Composta por artigos produzidos com técnicas que reduzem o uso de matéria-prima virgem e promovem a circularidade, a linha V.Eco Cycle Recycled and Recovered leva em sua composição fibras recicladas e recuperadas do próprio processo produtivo da Vicunha.

O sistema de fios reciclados de circuito fechado da Vicunha existe há quase três décadas e, todos os anos, são recuperadas e recicladas 7.000 toneladas de algodão. Além disso, há artigos fabricados a partir do processo “no dyeing”, que não requer tingimento, resultando em uma redução de até 95% no consumo de água e 90% no uso de produtos químicos. O resultado são tecidos com um visual rústico e diferenciado graças às irregularidades sutis do fio reciclado sem tingimento, possibilitando a criação de peças que valorizam a pegada ecológica e não necessitam de lavagem industrial.

Less Cotton

Desenvolvida especialmente para o mercado europeu, a linha Less Cotton foi projetada com o objetivo de reduzir o uso de algodão virgem na produção do denim. É uma coleção mista, elaborada com fibras naturais e alternativas como o Liocel e viscose, promovendo conforto, toque macio e garantindo, ao mesmo tempo, o aspecto de um jeans contemporâneo.

Entre as características dos artigos estão o uso de algodão pré-consumo, reciclado e recuperado do circuito da Vicunha, e o uso do fio Lyocell TencelTM. A coleção traz uma nova variedade de produtos com diferentes tonalidades de azul, preto e cinza, permitindo que os tecidos alcancem múltiplas tonalidades com visual premium, sofisticado e atualizado.
 
De olho nas demandas do mercado europeu e nas mais recentes tendências de consumo, a Vicunha trouxe também novas famílias de produtos desenvolvidas com técnicas pensadas para atender às necessidades dos clientes locais. Alinhadas à tendência Y2K, as novidades prezam pelo visual vintage clássico do jeans, que se funde com tecnologias modernas de construção, técnicas diferenciadas de tingimento e fibras especiais que garantem conforto e o toque macio, potencializando os benefícios do produto,e mantendo sempre as características do denim autêntico. Entre elas, destacam-se tecidos desenvolvidos com técnicas de fiação “invisible stretch” e com as tecnologias Lycra Adaptive e DualFx, além de construções que promovem toque ultra macio e alta elasticidade, bem como tecidos com visual rígido e alto conforto, ideais para criações “slouchy fit”.

"Ficamos muito felizes com a receptividade do mercado europeu às nossas novas linhas de produtos", comenta German Alejandro, CMO da Vicunha. "Como líderes no mercado têxtil, temos a responsabilidade de ajudar a impulsionar a mudança em direção a um setor mais sustentável e estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade, produzidos de forma responsável”, finaliza.

Sobre a Vicunha
Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com 55 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear, para que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity. Imprensa: vicunha@inpresspni.com.br
 
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