Post

Projeto Algodão Paraíba reúne nove empresas em Desfile de Moda Sustentável

Projeto Algodão Paraíba reúne nove empresas em Desfile de Moda Sustentável
De olho na demanda de mercado, o Projeto Algodão Paraíba, que reúne indústrias têxteis e de confecção, apresentou desfile na 7ª Edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), na semana de moda sustentável
 
O evento aconteceu de 7 a 9 de dezembro, em São Paulo. Estiveram presentes empresas que participam do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

Os modelos exibiram as peças das empresas têxteis: Companhia Industrial Cataguases, Dalila Têxtil, Ecosimple, Santa Luzia Redes e Decoração e Texpar (do grupo Unitêxtil). As empresas de confecção de vestuário e acessórios serão representadas por D’Cotton, Dona Chica, Makano e Natural Cotton Color.

Moda ética e sustentável
As marcas destacaram-se pelo posicionamento na indústria da moda ética e sustentável. Algumas, como a Natural Cotton Color, exibem o algodão em tonalidades naturais, apresentando nuances de bege e marrom do algodão que já nasce colorido.

Foram apresentadas também  peças confeccionadas com fios provenientes da reciclagem de tecidos desfibrados, como Dalila Têxtil e Santa Luzia. Tratam-se de resíduos cuidadosamente separados por cor. Sem a necessidade de tingimento, eles são reconstituídos para criar peças únicas e sustentáveis, o que reflete os princípios da moda circular.

Francisca Vieira, CEO da marca Natural Cotton Color e mentora do Projeto Algodão Paraíba, destaca a importância da colaboração da indústria têxtil, uma vez que a produção de roupas demanda malhas e tecidos de qualidade. “Essas parcerias têm sido essenciais não apenas no fornecimento de insumos, mas também na contribuição para a infraestrutura local, com máquinas de beneficiamento que estão promovendo uma verdadeira revolução nos campos da Paraíba”, diz.

Projeto Algodão Paraíba
Desenvolvido pela Natural Cotton Color para atender à demanda crescente de insumos têxteis para a moda sustentável, o projeto tem como base o plantio do algodão colorido com contrato de compra garantida. Dessa forma, o objetivo é fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL), inserindo pequenos proprietários sempre organizados em associações da agricultura familiar, incluindo comunidades tradicionais quilombolas. A iniciativa engloba oito municípios na região do semiárido do estado. Com mais de 600 hectares de área plantada, o projeto envolve cerca de 300 famílias de agricultores de assentamentos rurais e comunidades quilombolas organizados em cooperativas.

Fonte: Assessoria
Foto: Instagram BEFW -  @agfotosite
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro