Post

ABNT apresenta Prática Recomendada para auxiliar empresas na demonstração da neutralidade de carbono

ABNT apresenta Prática Recomendada para auxiliar empresas na demonstração da neutralidade de carbono
Lançamento oficial do documento no Brasil foi realizado em julho, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

No momento em que o setor industrial discute medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e regular o mercado de carbono, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou no dia 19 de julho, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, a primeira Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060.

O evento, organizado em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), contou com a presença de diversas lideranças do País envolvidas com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta.

Lançado durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, o documento normativo traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade que busque demonstrar neutralidade de carbono por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um objeto exclusivamente identificado.

Para tanto, a ABNT PR 2060 foi baseada em um documento do Organismo Nacional de Normalização Britânico (BSI) e modificado com novos conceitos, alinhados às normas internacionais ISO relacionadas ao tema de redução de emissões dos gases de efeito estufa.

“O documento apresenta determinação clara de carbono neutro e um meio crível de determinar e demonstrar a neutralidade. A Prática Recomendada também incentiva as empresas e entidades a trabalhar em direção à redução das emissões de gases de efeito estufa e a alcançar reduções genuínas nessas emissões. Seu uso incentiva mudanças reais de comportamento, ajudando a impulsionar a sociedade para uma economia de baixo carbono”, explica o presidente da ABNT, Mario William Esper.

"A primeira prática recomendada é um importante instrumento que vai auxiliar os órgãos de meio ambiente do país e as empresas a quantificar a redução das emissões de gases do efeito estufa. Isso abre portas para um mercado de carbono com segurança jurídica e que remunera de forma justa aqueles que cumprirem os requisitos técnicos para neutralidade do carbono", destaca a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti.

O evento contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, da Ministra e diretora do departamento de clima do Ministério da Relações Exteriores, Lilian Chagas, do Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Adalberto Maluf e do Diretor do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e ao Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, André Andrade, que representou a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, entre outros, e foi transmito no canal ABNT no YouTube. site


Sobre a ABNT
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Mais informações em https://www.abnt.org.br/.

Fonte: Release
 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro