Post

Inovação Sustentável em Têxteis

Inovação Sustentável em Têxteis
O projeto Tinable trabalha a inovação sustentável em têxteis e está sendo realizado pela AITEX
 
AITEX está trabalhando no Projeto Tinable para inovação sustentável em têxteis. O Centro de Investigação e Inovação está mudando a indústria têxtil com esta iniciativa que trabalha com corantes naturais e reciclagem de água, e que conta também com o apoio da Generalitat Valenciana e da IVACE. Um projeto que está na vanguarda dessa transformação, demonstrando como o tingimento natural e o uso de água reciclada podem marcar uma nova era na indústria têxtil.
Tinable, se concentra em dois pilares fundamentais: o uso de corantes naturais e a reciclagem de águas residuais, nos quais resultados significativos foram alcançados.

O que motiva este projeto?
O aumento da conscientização do consumidor, bem como a racionalização no uso de recursos naturais, como a água, está levando o setor têxtil a desenvolver novos processos de fabricação mais sustentáveis. Além disso, o novo quadro regulamentar europeu, onde o Pacto Ecológico da UE é a cabeça visível dos 16 diplomas legislativos que vão afetar, ou já afetam esta indústria, significa que as empresas têxteis estão evoluindo para novos modelos de negócio baseados na sustentabilidade e circularidade.


Tinturas com corantes naturais obtidas graças ao desenvolvimento de TINABLE

Neste contexto, A AITEX explorou uma gama de cores naturais e pré-tratamentos, como sais e taninos, para criar uma paleta de cores vibrante e duradoura.
Estes corantes naturais oferecem uma alternativa sustentável aos produtos químicos sintéticos, reduzindo o impacto ambiental sem comprometer a qualidade da cor.

Os resultados obtidos mostram que as cores obtidas com corantes naturais possuem resistência comparável à dos corantes sintéticos, com notável melhora na resistência à luz solar.

A resistência das cores à lavagem doméstica, fricção ou exposição à luz tem sido comparável àquelas obtidas com corantes sintéticos, com uma notável melhoria na resistência à luz solar, atingindo valores entre 4 e 6 numa escala de 8.

Reduzir o consumo de água
O uso de água reciclada no tingimento têxtil pode reduzir o consumo total de água em 25%, marcando um ponto na sustentabilidade industrial com um sistema de microfiltração biológica (MBR) e sistema de ultrafiltração (UF). Diferentes combinações de água descalcificada e água reciclada foram preparadas e analisadas, variando de 15% a 50% de água reciclada.

O projeto TINABLE, financiado e apoiado pelo Ministério da Economia Sustentável, Setores Produtivos, Comércio e Emprego da Generalitat Valenciana através do IVACE (IMAMCA/2022/6), é um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas para criar um futuro mais verde e eficiente para a indústria têxtil.

Fonte: globalfashionexport.net
Fotos: Divulgação
 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro