Post

BASF amplia seu portfólio de químicos intermediários com balanço de biomassa

BASF amplia seu portfólio de químicos intermediários com balanço de biomassa
Os intermediários produzidos em Ludwigshafen, Alemanha, agora têm certificação ISCC PLUS e REDcert2

A BASF ampliará sua oferta de materiais com certificação de balanço de biomassa, BMBCertTM, incluindo 1,4-butanodiol (BDO), tetrahidrofurano (THF), politetrahidrofurano (PolyTHF®) e 3-(dimetilamino) propilamina (DMAPA). Além da planta de produção em Ludwigshafen, na Alemanha, a planta de Geismar, em Louisiana (EUA) também obteve certificação para todos esses produtos. A planta de Ulsan (Coreia do Sul) também obteve certificação para o PolyTHF. Com essas certificações, a BASF agora pode oferecer aos seus clientes produtos certificados ISCC PLUS e REDcert2 produzidos regionalmente, nos quais os recursos renováveis substituem as matérias-primas fósseis e reduzem a pegada de carbono do produto do início ao fim (PCF).

"As novas certificações para produtos-chave de nosso portfólio demonstram o compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de ser o parceiro preferido para intermediários químicos sustentáveis. Com nossa gama de materiais produzidos seguindo a metodologia de balanço de biomassa, ajudamos os clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade substituindo matérias-primas fósseis e reduzindo a pegada de carbono do início ao fim. Estamos comprometidos em impulsionar a transformação sustentável da indústria química e nos orgulhamos de oferecer mais produtos que contribuem para os objetivos de sustentabilidade de nossos clientes", declara Ketan Joshi, presidente da divisão de Intermediários da BASF.

As soluções BMBCert*** contribuem para reduzir a demanda por matérias-primas fósseis. No início da cadeia de valor, as matérias-primas fósseis são substituídas por recursos renováveis certificados e uma quantidade correspondente de conteúdo renovável é atribuída ao produto por meio de uma abordagem de balanço de massa. O produto resultante BMBCert terá uma pegada de carbono inferior à do produto convencional da BASF. Por exemplo, de acordo com a Asahi Kasei Corporation, o uso de THF BMB da BASF para produzir sua fibra expansível sustentável com balance de massa de grau premium sob a marca ROICA™ poderia resultar em uma redução aproximada de 25% nas emissões de CO2 em comparação com seus produtos existentes.

Matérias-primas essenciais
O BDO é usado na produção de PolyTHF. Os clientes da BASF utilizam o PolyTHF, por exemplo, para produzir fibras elásticas de elastano e spandex que são empregadas em uma ampla gama de produtos têxteis, como roupas de banho, roupas esportivas, roupas íntimas e também vestuário, como camisas e calças elásticas. As fibras elásticas garantem conforto de uso a longo prazo e são resistentes à umidade e a microorganismos. O PolyTHF também é utilizado como componente químico na produção de poliuretanos termoplásticos (TPU), que os clientes da BASF utilizam para fabricar mangueiras elásticas altamente resistentes à abrasão, filmes e revestimentos de cabos, principalmente para a indústria automotiva. Outras aplicações incluem poliéteres termoplásticos, polieteramidas e elastômeros fundidos, que podem ser utilizados na fabricação de diversos produtos, como rodas de skate e rolos industriais. Com plantas de produção de PolyTHF na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a BASF é um dos principais fornecedores mundiais desse intermediário químico versátil.

O BDO é um material de partida para o polibutileno tereftalato (PBT), um plástico de engenharia que é usado com sucesso - por exemplo, sob a marca Ultradur® da BASF - nas indústrias automotiva, elétrica e eletrônica. O BDO também é usado como intermediário para a produção de tetrahidrofurano (THF) e N-metilpirrolidona (NMP), cujas principais aplicações são como solventes essenciais na fabricação de produtos farmacêuticos e para cátodos de baterias de íons de lítio, como as usadas em veículos elétricos. Com fábricas de produção de BDO na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a BASF é um dos principais fornecedores mundiais desse versátil produto intermediário.

O DMAPA é um importante componente para as betaínas, que são usadas na produção de sabonetes líquidos suaves, shampoos e detergentes para lavar louça. O DMAPA também é usado no tratamento de água e na produção de produtos de proteção de plantas, aditivos para lubrificantes, espumas de poliuretano e endurecedores de resina epóxi. A BASF é um dos principais fabricantes mundiais de DMAPA, com unidades de produção na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.

REDcert2 e ISCC PLUS são sistemas de certificação de sustentabilidade para o uso de biomassa sustentável como matéria-prima no setor químico. Um certificado de acordo com esses esquemas de certificação confirma que a biomassa usada é sustentável e foi introduzida no sistema de produção na quantidade necessária. Também confirma que a biomassa sustentável foi corretamente atribuída aos produtos de vendas correspondentes. As certificações são concedidas com base em auditorias no local realizadas por auditores independentes.

BMBCert: Para um produto balanceado de biomassa, a BASF substitui 100% das matérias-primas fósseis que normalmente são necessárias para produzir o produto por recursos renováveis em sua configuração de produção Verbund. O carbono renovável não pode ser identificado fisicamente no produto final, mas a parcela renovável é totalmente atribuída a ele por meio de uma abordagem de balanço de massa certificada. Essa metodologia de cadeia de custódia é chamada de balanço de biomassa. Para garantir a transparência, a conformidade com padrões reconhecidos de balanço de massa é certificada de forma independente para cada produto da BASF com balanço de biomassa.

Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação/Basf
 
Compartilhe:

Postagens Recentes:

Comentários

Site Seguro